A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde

  • Alexandre Lima Santos
  • Raquel Maria Rigotto
  • Alexandre Lima Santos

    Médico do Programa de Saúde da Família (PSF) de Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestre em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Raquel Maria Rigotto

    Professora do Departamento de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil



Resumo

Este artigo tem como objetivo reunir subsídios teóricos para uma abordagem crítica das práticas de territorialização previstas na Atenção Básica à Saúde do Sistema Único de Saúde, bem como oferecer alguns elementos práticos que orientem sua ampliação, mediante a incorporação de novos olhares e das questões de saúde ambiental e do trabalhador, da forma como se apresentam no território. Para tanto, os conceitos de território e de territorialização são problematizados, com base em concepções diversas, a fim de dialogarem com as atribuições e desafios da Vigilância em Saúde e, especialmente, da Estratégia Saúde da Família. As relações produção-trabalho, saúde-ambiente são discutidas em sua relevância para a compreensão da dinâmica viva do processo saúde-doença no território. Por fim, são apresentados alguns passos que podem contribuir na reorganização e ampliação das práticas de territorialização na Atenção Básica à Saúde.

Palavras-chave

territorialização,
atenção básica à saúde,
vigilância em saúde,
saúde do trabalhador,
saúde ambiental

Download


Métricas

  • Visualizações - 93

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.