A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Características do cuidado em saúde mental em um CAPS na perspectiva dos profissionais

  • Fernanda Barreto Mielke
  • Luciane Prado Kantorski
  • Agnes Olschowsky
  • Vanda Maria da Rosa Jardim
  • Fernanda Barreto Mielke

    Enfermeira assistencial da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Luciane Prado Kantorski

    Enfermeira e professora adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

    Agnes Olschowsky

    Enfermeira e professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP).

    Vanda Maria da Rosa Jardim

    Enfermeira e professora adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Resumo

Neste estudo qualitativo, subprojeto da pesquisa "Avaliação dos CAPSs da região sul do Brasil", temos o objetivo de conhecer as características do cuidado em saúde mental oferecido por um centro de atenção psicossocial (CAPS) na perspectiva de seus profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais. Utilizou-se a análise temática, emergindo dos dados três temáticas. Neste artigo, destacamos a temática intitulada 'caracterização do cuidado em saúde mental prestado pelos profissionais do CAPS'. As características do cuidado em saúde mental advindas das entrevistas foram autonomia do usuário, que, juntamente com a questão da alta do serviço, deve ser mais desenvolvida; atendimento centrado especificamente na doença como herança do tratamento hospitalar; e preocupação da equipe com a implementação de práticas psicossociais inclusivas e cidadãs.

Palavras-chave

saúde mental,
assistência à saúde,
serviços de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 31

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.