A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O trabalho do enfermeiro nos centros de atenção psicossocial

  • Luciane Prado Kantorski
  • Fernanda Barreto Mielke
  • Sidnei Teixeira Júnior
  • Luciane Prado Kantorski

    Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

    Fernanda Barreto Mielke

    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Sidnei Teixeira Júnior

    Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS



Resumo

Este estudo trata do perfil e atividades desenvolvidas por enfermeiros nos centros de atenção psicossocial (Caps). Consiste num estudo qualitativo do tipo descritivo. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista estruturada, realizada com 13 enfermeiros dos Caps I e II, pertencentes à área de abrangência da Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (3ª CRS/RS), onde foram apreendidas informações sobre a clientela atendida no serviço, composição da equipe, atividades realizadas e ações desenvolvidas pelo enfermeiro no Caps. Os enfermeiros elencaram suas atividades na prática cotidiana do Caps e estas foram contextualizadas a partir do referencial da reabilitação psicossocial no interior da reforma psiquiátrica.

Palavras-chave

trabalho,
enfermagem,
saúde mental

Download


Métricas

  • Visualizações - 134

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.