A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde

  • Maria Socorro Carneiro Linhares
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
  • Ana Karine Macedo Teixeira
  • Raimundo Vieira Dias
  • Sandra Maria Carneiro Flor
  • João Sérgio Araújo Soares
  • Francisco Roger Aguiar Cavalcante
  • Maria Socorro Carneiro Linhares

    Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, Brasil. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

    Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

    Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, Brasil. Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora adjunta do Propet-Saúde/UVA.

    Ana Karine Macedo Teixeira

    Universidade Federal do Ceará, Sobral, Ceará, Brasil. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Raimundo Vieira Dias

    Prefeitura Municipal de Sobral, Sobral, Ceará, Brasil. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará.

    Sandra Maria Carneiro Flor

    Prefeitura Municipal de Sobral, Sobral, Ceará, Brasil. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Preceptora do PET-Saúde/VS

    João Sérgio Araújo Soares

    Prefeitura Municipal de Sobral, Sobral, Ceará, Brasil. Mestrando em Saúde da Família pela Rede Nordeste em Saúde da Família. Coorde nador das ações de controle da tuberculose e hanseníase. Preceptor do PET-Saúde/VS.

    Francisco Roger Aguiar Cavalcante

    Prefeitura Municipal de Sobral, Sobral, Ceará, Brasil. Mestre em Zootecnica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Resumo

As iniciativas nacionais que se propõem contribuir para a reorientação da formação e do modelo de atenção nos levaram a descrever a experiência de implantação do Programa de Educação para o Trabalho (PET)-Saúde/Vigilância em Saúde (VS) em Sobral, Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tutores e preceptores do PET-Saúde/VS. As informações foram registradas pelos tutores e preceptores durante as atividades desenvolvidas desde a implantação do programa (julho de 2010). O processo de trabalho desempenhado no PET-Saúde/VS compreende três eixos estruturantes que se intercomunicam, constando vivências teórico-conceituais, vivências no serviço e vivências de pesquisa. Para garantir a interface ensino-serviço e a integração entre as ações de vigilância em saúde e atenção básica, construímos uma 'tecnologia' pedagógica que chamamos de tecnologia de educação permanente na vigilância em saúde. A experiência permitiu aos estudantes uma visão mais ampla, acerca das condições de saúde da população, da importância do conhecimento sobre problemas locais para o trabalho da vigilância em saúde, a fim de prestar assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território.

Palavras-chave

vigilância em saúde,
equipe interdisciplinar,
educação profissional em saúde,
atenção primária à saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 560

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.