A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Programa educacional para unidades de terapia intensiva neonatais e pediátricas brasileiras

  • Edna Aparecida Bussotti
  • Eliseth Ribeiro Leão
  • Kellen Cristensen
  • Luiz Maria Ramos Filho
  • Teresa Maria Uras Belem
  • Katia Jarandilha dos Santos
  • Edna Aparecida Bussotti

    Hospital Samaritano de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Doutoranda pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo

    Eliseth Ribeiro Leão

    Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

    Kellen Cristensen

    Hospital Samaritano de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Especialista em Enfermagem Pediátrica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

    Luiz Maria Ramos Filho

    Hospital Samaritano de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

    Teresa Maria Uras Belem

    Hospital Samaritano de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Especialista em Residência Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Uni versidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

    Katia Jarandilha dos Santos

    Hospital Samaritano de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil



Resumo

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que objetivou avaliar os padrões de qualidade em saúde em 13 unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica da rede pública brasileira nos períodos anteriores (diagnóstico situacional) e posteriores (reavaliação) ao desenvolvimento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Foi elaborado um instrumento para avaliação diagnóstica com base na portaria n. 3.432, de 12 de agosto de 1998. A capacitação foi planejada mediante o diagnóstico situacional. Foram mensurados dez critérios de avaliação e, na fase diagnóstica, cinco apresentavam 40 % de índice de conformidade. O programa de capacitação foi estruturado em treinamento on the job (12 horas), totalizando 290 horas, e curso com visitas monitoradas (30 horas), totalizando 810 horas/homem e média de 180 horas/homem. Na reavaliação houve elevação dos índices em nove dos dez critérios avaliados. A metodologia adotada possibilitou o desenvolvimento de um programa educacional com base no diagnóstico situacional, com indicadores de treinamento satisfatórios, considerando a peculiaridade do setor público de saúde. A participação dos profissionais do hospital de excelência foi relevante para o alcance dos resultados, proporcionando espaços para discussão e troca de experiências.

Palavras-chave

responsabilidade social,
Sistema Único de Saúde,
educação continuada,
indicadores de gestão,
qualidade da assistência à saúde

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