A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O envelhecimento no trabalho na perspectiva de trabalhadores da área de enfermagem

  • Marcia Renata Rodrigues
  • Ana Cristina Passarella Brêtas
  • Marcia Renata Rodrigues

    Faculdade de Medicina de Marília, Marília, São Paulo, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.

    Ana Cristina Passarella Brêtas

    Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, SP, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.



Resumo

Este estudo qualitativo objetivou compreender os significados que os trabalhadores da enfermagem atribuem ao próprio processo de envelhecimento no mercado de trabalho, identificando implicações na saúde individual e familiar. Foi utilizado o método da história oral temática, com vinte trabalhadores da enfermagem de hospital público na cidade de Marília, São Paulo. Na análise, emergiram três categorias: história do trabalho na vida, história sobre saúde e adoecimento no e/ou pelo trabalho e história do envelhecimento no e/ou pelo trabalho. Depreendemos que o trabalho ocupa lugar de destaque; além de garantir a subsistência, propicia a participação na sociedade. Encontramos relatos de insatisfação com o trabalho, relacionada principalmente à maneira como ele está organizado. Concluímos que o trabalho continua sendo uma atividade importante durante toda a vida, e o ambiente e a forma como o trabalho está organizado influenciam no processo de envelhecimento. O grande desafio para a enfermagem é formular proposições que impliquem real melhoria da condição dos seus trabalhadores.

Palavras-chave

envelhecimento,
trabalho,
saúde,
enfermagem,
recursos humanos de enfermagem no hospital

Download


Métricas

  • Visualizações - 42

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)