A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
 Google AI

Expressões de racismo no trabalho, na perspectiva de mulheres negras Agentes Comunitárias de Saúde



Resumo

O estudo analisou expressões do racismo nas experiências de trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde negras que atuam nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo, por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia Grupo Focal. A vocalização das experiências de racismo vividas pelas agentes é representativa tanto do lugar de trabalhadoras quanto de usuárias do Sistema Único de Saúde. Em geral, nos territórios onde atuam e moram, a ausência histórica de políticas públicas é uma das dimensões do processo de determinação social do adoecimento. O racismo estende-se nas múltiplas direções das relações entre usuário(a), trabalhador(a) da saúde e no âmbito da gestão, e se instala nas estruturas institucionais e organizativas de modo a realizar a subordinação dos sujeitos por sua raça/cor. Os achados apontam dois eixos de análise: o primeiro, a respeito da construção de subjetividade sob racismo; e o segundo sobre as vivências de racismo, este último dividido em quatro subitens – questão da autodeclaração e da coleta do quesito raça/cor; as estratégias de embranquecimento; a relação entre raça/ classe; e a ideologia do dominador. Conclui apontando a convergência deste debate com abordagens interseccionais e reconhecendo tanto a dimensão estrutural do racismo quanto a importância de mudanças das práticas cotidianas.

Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) do Google

Palavras-chave

Agente comunitário de saúde,
Racismo,
Mulheres negras,
Trabalho em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 32

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2025 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.