A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Repensando a avaliação: perspectivas criativas para a educação profissional na área da saúde do trabalhador

  • Marilda Moreira
  • Marilda Moreira

    Professora pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocru



Resumo

Este trabalho propõe a discussão de formas alternativas às provas e aos testes na avaliação escolar. Sendo assim, foram apresentadas duas experiências realizadas com alunos do Curso Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, que visavam à ruptura com o modelo tradicional de avaliação, marcado pela relação verticalizada entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. Argumenta-se que, dependendo da forma como é conduzida, a avaliação pode ser um instrumento autoritário, punitivo e estigmatizante e, nesse sentido, cabe aos profissionais da área de educação uma reflexão sobre seu posicionamento ideológico e político, a fim de perceberem se sua prática docente estaria contribuindo para a manutenção das desigualdades sociais.

Palavras-chave

avaliação,
ensino-aprendizagem,
educação profissional,
saúde do trabalhador

Download


Métricas

  • Visualizações - 576

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.