A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Princípios pedagógicos e relações entre teoria e prática na formação de agentes comunitários de saúde

  • Ingrid D'avilla Freire Pereira
  • Marcia Raposo Lopes
  • Mariana Lima Nogueira
  • Helifrancis Condé Groppo Ruela
  • Ingrid D'avilla Freire Pereira

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Coordenação de Cooperação Internacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Marcia Raposo Lopes

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Mariana Lima Nogueira

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Helifrancis Condé Groppo Ruela

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Coordenação de Cooperação Internacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil



Resumo

O artigo contempla reflexões teórico-epistemológicas sobre a relação entre teoria e prática na formação profissional em saúde, com base na experiência de preceptoria na formação técnica de agentes comunitários de saúde. Diversos arranjos curriculares têm colocado em pauta as dificuldades de associação entre os binômios teoria/prática e escola/mundo do trabalho. Alguns desses arranjos propostos para a formação do agente comunitário de saúde, tais como a forma como vem se configurando a modalidade concentração/dispersão, têm preservado ou mesmo fortalecido a lógica da formação para a reprodução mecânica dos procedimentos apreendidos ao longo da experiência profissional. Outros arranjos, dentre os quais a preceptoria e as práticas profissionais, sugerem a possibilidade da construção de relações mais orgânicas entre a sala de aula e o mundo do trabalho. Assim, apresentam-se as relações entre politecnia, preceptoria e práticas profissionais como proposição diante dos desafios de construção da práxis histórica desses trabalhadores.

Palavras-chave

ensino,
atenção primária à saúde,
preceptoria,
agentes comunitários de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 31

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)