A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Representações sociais da educação em saúde pelos profissionais da equipe de saúde da família

  • Maria Flávia Carvalho Gazzinelli
  • Rita de Cássia Marques
  • Denize Cristina de Oliveira
  • Maria Marta Amancio Amorim
  • Eduardo Gomes de Araújo
  • Maria Flávia Carvalho Gazzinelli

    Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

    Rita de Cássia Marques

    Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.

    Denize Cristina de Oliveira

    Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e pós-doutora em Psicolo gia Social pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, França

    Maria Marta Amancio Amorim

    Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    Eduardo Gomes de Araújo

    Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.



Resumo

Este estudo discute a forma como os profissionais da equipe de saúde da família pensam e representam a educação em saúde e a prática educativa que realizam. Os sujeitos da pesquisa (n=248) - médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde de 20 unidades básicas de saúde de Belo Horizonte - foram entrevistados mediante a utilização da técnica de evocação livre e da teoria das representações sociais. Solicitou-se aos sujeitos que verbalizassem cinco palavras que lhes ocorressem imediatamente em relação à educação em saúde, classificando-as em positiva ou negativa. Utilizou-se o software Evoc e calculou-se a frequência simples de ocorrência, a média ponderada de ocorrência em função da ordem de evocação e a média das ordens ponderadas do conjunto dos termos evocados. Construiu-se o quadro de quatro casas composto do núcleo central, elementos de contraste e periféricos da representação. Médicos e enfermeiros compartilham conteúdos representacionais entre si, expressando representações sociais similares, ao apresentarem nos possíveis núcleos centrais 'capacitação' e 'prevenção'. Auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde se assemelham por meio dos possíveis elementos centrais 'educação' e 'prevenção'. O foco recai na transmissão de orientações com o objetivo de persuadir os indivíduos à adoção de modos de vida saudáveis.

Palavras-chave

educação em saúde,
saúde da família,
representações sociais

Download


Métricas

  • Visualizações - 13

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.