A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Drogas e sociedade: material de apoio a atividades educativas na perspectiva emancipatória

  • Iara Ribeiro Paixão
  • Cassia Baldini Soares
  • Luiza Carraschi de Oliveira
  • Luciana Cordeiro
  • Carla Andrea Trapé
  • Celia Maria Sivalli Campos
  • Iara Ribeiro Paixão

    Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo, SP

    Cassia Baldini Soares

    Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, São Paulo

    Luiza Carraschi de Oliveira

    Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, São Paulo

    Luciana Cordeiro

    Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, São Paulo

    Carla Andrea Trapé

    Faculdade das Américas, Curso de Enfermagem, São Paulo

    Celia Maria Sivalli Campos

    Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, São Paulo



Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração de material educativo para apoiar ações com jovens, na temática das drogas, resultado de
pesquisa-ação emancipatória, desenvolvida ao longo de 14 oficinas, com pesquisadores e trabalhadores da saúde. Foi organizado em três eixos: o da dimensão estrutural, que analisa o fenômeno produção-distribuição-consumo de drogas no contexto da estrutura e da dinâmica social contemporânea; o da dimensão superestrutural, que discute ideologia e valores hegemônicos na sociedade contemporânea e sua relação com o fenômeno das drogas; e o eixo que analisa as respostas da juventude frente às contradições sociais, com discussão sobre a possibilidade de organização política como processo de
fortalecimento da juventude para o enfrentamento dos desgastes. As partes que compõem cada eixo são: um texto-base; indicação de filmes e textos complementares; questões para aprofundar a discussão; e estratégias pedagógicas. O material didático favorece processos educativos críticos e radicais, aqueles que expõem as contradições sociais que estão na base do fenômeno produção-circulação-consumo de drogas, e superam formações que tomam como foco a droga e que culpabilizam o usuário, processos que comumente afastam os jovens da discussão.

Palavras-chave

Usuários de drogas,
Educação em saúde,
Jovens,
Enfermagem,
Pesquisa-ação

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