A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi
  • Thaís Ostroski Olsson
  • Alzira Maria Baptista Lewgoy
  • Denise Bueno
  • Marina Peduzzi
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Thaís Ostroski Olsson

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Alzira Maria Baptista Lewgoy

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Departamento de Serviço Social, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Denise Bueno

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Marina Peduzzi

    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Orientação Profissional, São Paulo, São Paulo, Brasil.



Resumo

Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.

Palavras-chave

relações interprofissionais,
comunicação interdisciplinar,
currículo,
atenção primária à saúde,
Sistema Único de Saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 53

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)