A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Características ideais do cirurgião-dentista na estratégia saúde da família

  • Érika Fernandes Soares
  • Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis
  • Maria do Carmo Matias Freire
  • Érika Fernandes Soares

    Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Goiás, Brasil. Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

    Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis

    Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Goiás, Brasil. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

    Maria do Carmo Matias Freire

    Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela University of London.



Resumo

O objetivo do presente estudo é conhecer a visão de integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre as características ideais de um cirurgião-dentista para atuar nesse modelo. O estudo foi do tipo qualitativo, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta de dados. Foram realizados grupos focais com agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiras e médicos da ESF de Goiânia, Goiás, que haviam trabalhado com equipes de saúde bucal por um período mínimo de um ano. Os dados foram analisados utilizandose a análise temática de conteúdo. Na percepção dos profissionais entrevistados, os cirurgiões-dentistas, assim como os demais profissionais da ESF, devem apresentar competências profissionais para atuar no campo da saúde pública e competências interpessoais, caracterizadas pela capacidade de comunicação, bom relacionamento, ética, criatividade em situações difíceis e equilíbrio emocional. Estas características remetem a uma formação profissional focada nos princípios do Sistema Único de Saúde e na Política Nacional de Humanização.

Palavras-chave

estratégia saúde da família,
saúde bucal,
recursos humanos

Download


Métricas

  • Visualizações - 26

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.