A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Pesquisa participante na Estratégia Saúde da Família em territórios vulneráveis: a formação coletiva no diálogo pesquisador e colaborador

  • Ramiz Candeloro Pedroso de Moraes
  • Danilo de Miranda Anhas
  • Rosilda Mendes
  • Maria Fernanda Petroli Frutuoso
  • Karina Rodrigues Matavelli Rosa
  • Carlos Roberto de Castro e Silva
  • Ramiz Candeloro Pedroso de Moraes

    Centro Universitário Unifafibe, Bebedouro, São Paulo, Brasil.

    Danilo de Miranda Anhas

    Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Santos, São Paulo, Brasil.

    Rosilda Mendes

    Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas e Saúde Coletiva, Santos, São Paulo, Brasil.

    Maria Fernanda Petroli Frutuoso

    Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde, Santos, São Paulo, Brasil.

    Karina Rodrigues Matavelli Rosa

    Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Santos, São Paulo, Brasil.

    Carlos Roberto de Castro e Silva

    Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Santos, São Paulo, Brasil.



Resumo

Neste artigo, objetivamos descrever e problematizar as principais questões de operacionalização do trabalho de campo da pesquisa participante, ressaltando dilemas da relação pesquisador e sujeito-colaborador da pesquisa em contexto de atuação da Estratégia Saúde da Família em território de alta vulnerabilidade social. Criamos o grupo gestor da pesquisa, formado por gestores, profissionais (destacando-se os agentes comunitários de saúde) e pesquisadores, com o objetivo de elaborar estratégias e refletir sobre os resultados da pesquisa. Fizemos observações participantes do cotidiano, diários de campo, anotações sistemáticas e transcrições dos encontros. A metodologia de análise foi a hermenêutica de profundidade, de Thompson. Essa combinação metodológica possibilitou dar ênfase às experiências cotidianas, somando-as ao ‘chão’, ao que sustenta as vivências, ou seja, a história local, a cultura, a política e a organização do trabalho em saúde, as configurações intersubjetivas e sociais do território e a história de vida das pessoas. Nesse contexto, o grupo gestor deu o tom das ações da pesquisa, ainda que seu processo grupal evidenciasse tensões vividas pela Estratégia Saúde da Família. Os diálogos horizontais conquistados pelo trabalho desse grupo possibilitaram uma transformação e uma construção do conhecimento compartilhada entre atores do campo e pesquisadores, os quais estavam implicados com os dilemas vivenciados.

Palavras-chave

Estratégia Saúde da Família,
vulnerabilidade social,
agentes comunitários de saúde,
pesquisa sobre serviços de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 505

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.