A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Agronegócio e agrotóxicos: impactos à saúde dos trabalhadores agrícolas no nordeste brasileiro

  • Isabelle Maria Mendes de Araújo
  • Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira
  • Isabelle Maria Mendes de Araújo

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.



Resumo

Ao considerar o contexto brasileiro de aumento da produtividade agrícola associado às monoculturas, ao agronegócio e ao uso intensivo de agrotóxicos, diversas externalidades negativas emergem como impactos socioambientais e à saúde pública. O objetivo deste artigo é discutir o fortalecimento do agronegócio no país, compreendendo sua construção como um modelo histórico de modernização em expansão em todo o território brasileiro e crescente no Nordeste. Além disso, discorrer sobre a questão dos agrotóxicos e a saúde, correlacionando-os aos casos de intoxicação humana. Para tal, desenvolvemos uma análise do modelo de modernização ancorado no tripé agronegócio, transgenia e agrotóxicos, e discutimos os casos de intoxicações por agrotóxicos, via usos agrícola e doméstico, mediante sistematização do banco de dados do Sistema Nacional de Informações Toxicofarmacológicas, entre os anos de 1999 e 2011, no Nordeste. Observamos que nos últimos anos o agronegócio se fortalece e o número de casos de intoxicação por agrotóxicos cresce, com destaque para a região Nordeste, que apresenta as maiores taxas de letalidade de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, afetando majoritariamente os trabalhadores agrícolas.

Palavras-chave

intoxicação,
letalidade,
agroindústria,
trabalhadores rurais

Download


Métricas

  • Visualizações - 29

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)