A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Edição Atual | v. 10 n. 3 (2012)

Publicação contínua
Artigo

Saúde mental de cuidadores de abrigos para adolescentes com transtornos psiquiátricos ou neurológicos

Moraes, M C M B;
Lemos, A A;
Alves, D G;
Halpern, E E;
et al.

10.1590/S1981-77462012000300009

Saúde mental de cuidadores de abrigos para adolescentes com transtornos psiquiátricos ou neurológicos

Este estudo tem como objetivo analisar como os cuidadores expressam seu sofrimento no trabalho, em abrigos, com adolescentes portadores de transtornos psíquicos ou neurológicos. Os dados derivaram do projeto de pesquisa "Violência, juventude e saúde mental" do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado em 2008/2010, e se basearam em 26 entrevistas e observações de campo com profissionais em uma das unidades de acolhimento pesquisadas. O método empregado nas entrevistas foi o da história oral, utilizando um roteiro semiestruturado. A análise dessas narrativas se fez por meio da teoria da comunicação, que permitiu a definição de categorias. Como resultado, constatou-se que as condições, a organização e os processos do trabalho nas unidades de acolhimento são adversos, gerando riscos à saúde mental dos profissionais, pelo despreparo destes para realizar seu trabalho em especial com aqueles que têm transtornos psiquiátricos ou neurológicos, o que causa grande sofrimento psíquico aos cuidadores. Por fim, verificou-se a necessidade de promover capacitações e supervisões clínicas permanentes nos abrigos tendo como base os princípios da reabilitação psicossocial - da mesma forma, maior integração das tarefas das unidades de acolhimento com as demais redes de proteção especial para esses adolescentes.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Profissionais administrativos na gestão do Sistema Único de Saúde

Guizardi, F L;
Cunha, M. L. S.

10.1590/S1981-77462012000300007

Profissionais administrativos na gestão do Sistema Único de Saúde

O artigo analisa a inserção dos profissionais administrativos de nível médio nos serviços de saúde, visando problematizar sua atuação nas estruturas e relações de poder que conformam tais instituições. São apresentados dados relativos à compreensão desses trabalhadores sobre o papel que desempenham e as relações que vislumbram entre seu processo de trabalho e a gestão do Sistema Único de Saúde. O estudo foi desenvolvido em uma região de saúde do município do Rio de Janeiro, por meio do mapeamento dos processos de trabalho administrativos de nível médio nas diferentes instituições públicas de saúde desse território. Foram realizadas 44 entrevistas semiestruturadas, abrangendo os diferentes processos identificados. Os resultados indicam que a hierarquização do processo decisório está associada à desvalorização desses profissionais, que se percebem como meros executores das definições traçadas pelos níveis hierárquicos superiores. Concluímos que a racionalidade administrativa instrumental permanece hegemônica no território. Esses aspectos levam à reflexão sobre as possibilidades de avançar a consolidação do SUS sem a adesão dos atores sociais implicados em sua construção cotidiana, dentre os quais destacamos os agentes administrativos em seu papel estratégico nos processos de gestão.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

O discurso médico-higienista no Brasil do início do século XX

Abreu Junior, L d M;
Carvalho, E. V. d.

10.1590/S1981-77462012000300005

O discurso médico-higienista no Brasil do início do século XX

O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da relação entre higienismo e educação nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Para isso, analisou-se o discurso médico-higienista presente nas teses da I Conferência Nacional de Educação, realizada pela Associação Brasileira de Educação em Curitiba, Paraná, em 1927, utilizando-se, principalmente, os livros Os anormais (2002) e A ordem do discurso (2009), ambos do filósofo francês Michel Foucault. O exame das teses, bem como a revisão de literatura em história da educação, possibilitou perceber que o objetivo dos médicos, intelectuais e políticos brasileiros da década de 1920 era formar uma consciência higiênica nacional voltada para o progresso do país, instaurando a preocupação com a saúde física, mental e social da população.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Avaliação de curso técnico de agente comunitário de saúde sob a ótica dos egressos

Modesto, M d S A;
Grillo, L P;
Próspero, E N S;
Mariath, A. B.

10.1590/S1981-77462012000300003

Avaliação de curso técnico de agente comunitário de saúde sob a ótica dos egressos

Este artigo apresenta os resultados de estudo desenvolvido com o objetivo de verificar a percepção de agentes comunitários de saúde do município de Palmas, estado do Tocantins, Brasil, sobre sua formação técnica. Realizou-se pesquisa descritiva utilizando-se questionário composto por 24 questões, por meio do qual se procurou obter dados pessoais da amostra de 63 egressos da Escola Técnica de Saúde do Tocantins e traçar sua carreira ocupacional antes e depois do curso técnico e durante a sua realização. Os dados analisados revelaram que os egressos entraram no mercado de trabalho em ocupação relacio nada à área técnica e que, no início da carreira, não eram vistos como trabalhadores da área da saúde. No decorrer dos anos, foram se destacando pelo relevante papel social prestado às comunidades. Atualmente, são reconhecidos profissionalmente como agentes comunitários de saúde e pela sua importância como elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A formação técnica contribuiu muito para a atuação profissional, mas as oportunidades de progressão na carreira são limitadas.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Valores na educação em saúde e a formação profissional

Carvalho, A A d S;
Carvalho, G S d;
Rodrigues, V. M. C. P.

10.1590/S1981-77462012000300010

Valores na educação em saúde e a formação profissional

O presente estudo traçou, como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em educação em saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, Região Norte, Trásos-Montes e Alto Douro, município de Vila Real, Lordelo, em Portugal, comparando com outros cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de educação em saúde, aos quais foi aplicado um questionário de autopreenchimento, no período de outubro a dezembro de 2004. A maioria dos participantes (86,5%) considera que a educação em saúde tem valores a promover, sendo a 'responsabilidade' o valor mais indicado, por 19,2% dos estudantes. O estudo demonstrou que é nos cursos de enfermagem que ocorre a maior evolução nos valores, existindo diferenças altamente significativas (p< 0,001), sendo a média do 4º ano superior à do 1º. Esses resultados evidenciam a necessidade de, em tais cursos, se trabalhar os valores subjacentes ao processo, tão necessários no desempenho dessas profissões.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Educação permanente nas situações de trabalho de assistentes sociais

Educação permanente nas situações de trabalho de assistentes sociais

Este artigo discorre sobre as experiências de educação permanente, vivenciadas pelos assistentes sociais brasileiros nas situações de trabalho na saúde. Ancorando-se no foco temático que articula a educação e o trabalho, apresentam-se os resultados de uma investigação que procurou desvelar as experiências educativas vivenciadas pelos assistentes sociais e sobre o quanto os espaços sócio-ocupacionais podem se constituir em um lócus de produção de conhecimentos e de formação. A preocupação, nessa trajetória investigativa, de aproximar os contextos de formação das situações do trabalho não foi pensada com base no entendimento da adaptabilidade, mas em uma aproximação crítica preocupada com os processos de educação nos coletivos de trabalho. Assim, por intermédio das narrativas que emergiram durante a realização dos grupos focais realizados no processo de investigação com os assistentes sociais que atuam no campo da saúde coletiva de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, desvenda-se o processo educativo que existe na prática desses profissionais na política de saúde.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

Garbin, C A S;
Garbin, A J I;
Santos, K T d;
Hidalgo, L R d C;
et al.

10.1590/S1981-77462012000300006

Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.


PDF

Fechar Mais informações

Artigo

Contribuições da visita domiciliar na formação em fisioterapia

Medeiros, P A d;
Pivetta, H M F;
Mayer, M. d. S.

10.1590/S1981-77462012000300004

Contribuições da visita domiciliar na formação em fisioterapia

A visita domiciliar, além de ser uma ferramenta de trabalho para o cuidado das pessoas, pode ser utilizada como estratégia de ensino na área da saúde. Desenvolveu-se um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa com oito estagiários de fisioterapia que realizaram visitas domiciliares em uma unidade da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de compreender os significados atribuídos a essa atividade de cuidado em saúde no processo de aprendizagem. Utilizou-se a técnica do grupo focal, que foi gravado e transcrito para posterior análise e interpretação dos dados por meio da análise temática, a qual originou três eixos orientadores: a vivência da visita domiciliar em atenção básica e a reorientação da formação profissional do fisioterapeuta; a atenção básica e a visita domiciliar na perspectiva da humanização do fazer fisioterapêutico; e a ressignificação da visita domiciliar na construção do aprendizado. Conclui-se que a visita domiciliar torna-se uma ferramenta pedagógica importante na aprendizagem dos acadêmicos de fisioterapia, porém precisa estar associada a outras atividades na rede de cuidados, tais como desenvolvimento de atividades grupais, participação em campanhas e mutirões da saúde, conselho local de saúde, entre outras, para efetivamente trazer mudanças aos modelos de formação e de atenção à saúde.


PDF

Fechar Mais informações

Resenha

Resenha: Filosofia da práxis e didática da educação profissional

Porto Júnior, M. J.

10.1590/S1981-77462012000300013

Resenha: Filosofia da práxis e didática da educação profissional


PDF

Fechar Mais informações

Resenha
Ensaio

Políticas de formação em educação física e saúde coletiva

Fraga, A B;
Carvalho, Y M d;
Gomes, I. M.

10.1590/S1981-77462012000300002

Políticas de formação em educação física e saúde coletiva

Este ensaio apresenta uma iniciativa de investigação interinstitucional que agrega três grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação em educação física: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo. O tema articulador do projeto são as políticas de formação em educação física e saúde coletiva, cujo foco inicial é o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde. As investigações a serem empreendidas têm o propósito de acompanhar e analisar os processos de composição e articulação entre ensino, serviço e comunidade com vistas a constituir uma rede de saberes e práticas que responda aos desafios da formação em saúde comprometida com a defesa e consolidação do Sistema Único de Saúde.


PDF

Fechar Mais informações

Relato de experiência

A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro

Morais, F R R;
Jales, G M L;
Silva, M J C d;
Fernandes, S. F.

10.1590/S1981-77462012000300011

A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro

O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia associada ao Pró-Saúde que preconiza ações para a transformação da formação profissional em saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. Neste trabalho, objetiva-se relatar, com base nas vivências dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o papel do PET-Saúde no processo de formação do enfermeiro. As ações desenvolvidas, dinâmicas como bricolagem, atividades em grupo, dramatizações, vídeos, músicas, entre outras, articulavam ensino, pesquisa e extensão e estimularam a reflexão da formação do enfermeiro, provocando um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. Por sua vez, as interações estabelecidas estimularam a troca de conhecimentos, a interdisciplinaridade e a postura crítica e reflexiva dos mediadores desse processo. Essas práticas contribuíram para uma formação diferenciada dos futuros enfermeiros, uma vez que enfatizavam os princípios do Sistema Único de Saúde e as necessidades da população. Estratégias como essas devem ser estimuladas e potencializadas, na perspectiva de contribuir para a formação e as práticas em saúde, tornando os trabalhadores conscientes e engajados com as necessidades cotidianas da saúde da população.


PDF

Fechar Mais informações