A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Servidores com deficiência vinculados à administração pública indireta no nordeste do Brasil

  • Suzana Cardoso Carvalho
  • Verônica Maria Cadena Lima
  • Denise Nunes Viola
  • Suzana Cardoso Carvalho

    Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Trabalho, Salvador, Brasil

    Verônica Maria Cadena Lima

    Universidade Federal da Bahia, Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Trabalho, Salvador, Brasil.

    Denise Nunes Viola

    Universidade Federal da Bahia, Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Trabalho, Salvador, Brasil.



Resumo

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu vagas específicas às pessoas com deficiência no setor público brasileiro. O artigo teve por objetivo traçar o perfil demográfico e socioeconômico das pessoas com deficiência nos nove estados do Nordeste e compará-lo ao dos servidores sem deficiência, no ano de 2017. Estudo transversal com dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais sobre 312.194 servidores. Calcularam-se as frequências de servidores com e sem deficiência segundo sexo, tipo de deficiência, faixa etária, escolaridade, ocupação, tipo de vínculo, tempo de emprego, remuneração e carga horária semanal. O percentual de pessoas com deficiência esteve abaixo de 2%, idade média 44,2 anos (DP 10,4), predomínio do sexo masculino, escolaridade fundamental completo e vínculo celetista. Ao estratificar por tipo de vínculo e demais variáveis, o servidor sem deficiência possui maior tempo de emprego, maior salário-hora, maior remuneração e menor carga horária semanal do que servidores com deficiência. A menor presença feminina entre as pessoas com deficiência no setor público e as menores remunerações percebidas no grupo de servidores com deficiência podem nortear, dentro desses espaços, a necessidade de mais políticas de inclusão e isonomia e de estudos nessa linha de investigação.

Palavras-chave

pessoa com deficiência,
setor público,
servidor público

Download


Métricas

  • Visualizações - 124

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.