A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Capacitação no Programa de Saúde da Família: divergências sobre o conceito de visita domiciliar nas equipes de Presidente Epitácio, São Paulo

  • Sônia Pimenta de França
  • Umberto Catarino Pessoto
  • Jaime de Oliveira Gomes
  • Sônia Pimenta de França

    Médica clínica do Programa de Saúde da Família do município de Caiuá, Agrovilas 3 e 4, Zona Rural. Especialização em Programa da Saúde da Família, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP)

    Umberto Catarino Pessoto

    Pesquisador da Superintendência de Controle de Endemia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Sucen/SES/SP). Mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP).

    Jaime de Oliveira Gomes

    Professor do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente. Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).



Resumo

O Programa de Saúde da Família (PSF) tem por intenção - e mérito - mudar o foco da atenção à saúde centrada no médico e na cura das doenças, para uma atenção centrada na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de uma equipe multidisciplinar. Para atingir esse objetivo, tem na prática de trabalho da visita domiciliar um dos instrumentos fundamentais para o entendimento da totalidade dos condicionantes que afetam a vida do cidadão. Neste artigo, discutem-se os conceitos de visita domiciliar com que operam as três principais categorias de trabalhadores do PSF - médicos, enfermeiros e agentes comunitários - , assim como sua relação com a formação no curso básico. A metodologia se baseia na técnica do discurso do sujeito coletivo a partir das entrevistas aplicadas. Concluímos que a falta de uniformidade sobre o conceito de visita domiciliar pode interferir na proposta de mudança do modelo de atenção à saúde. O artigo tece ainda considerações sobre as distintas concepções de visita domiciliar e sua relação com a organização do trabalho no interior das equipes.

Palavras-chave

equipe de saúde,
visita domiciliar,
Programa de Saúde da Família,
capacitação,
discurso do sujeito coletivo

Download


Métricas

  • Visualizações - 450

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.