A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A habilidade de comunicação com o paciente no processo de atenção farmacêutica

  • Fabricio Pagani Possamai
  • Marlete dos Santos Dacoreggio
  • Fabricio Pagani Possamai

    Professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Criciúma, Brasil. Doutorando em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Marlete dos Santos Dacoreggio

    Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Resumo

O artigo discute a importância da comunicação na relação farmacêutico e paciente no processo de Atenção Farmacêutica, no âmbito de atuação desse profissional em farmácias comerciais e privativas da rede pública e privada. O artigo identifica os fatores que interferem no processo de comunicação e discute a importância da atitude dos profissionais da saúde como aliados na valorização da comunicação com o paciente, favorecendo a terapêutica a ser empregada. O objetivo é discutir a importância da comunicação na relação farmacêutico e paciente como um recurso pedagógico profissional, no desenvolvimento do processo de Atenção Farmacêutica. A relação entre ambos é constituída por um processo de aprendizagem, sendo o farmacêutico um facilitador da aprendizagem com seu paciente. Sua função é informar corretamente sobre o uso do medicamento; ensinar não apenas transmitindo as informações, mas criando as condições para que o paciente as adquira de forma proveitosa e efetiva, organizando estratégias para o aprendizado da terapia prescrita.

Palavras-chave

comunicação em saúde,
atenção farmacêutica,
serviços de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 341

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio