A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo

  • Clecí Körbes
  • Noela Invernizzi
  • Clecí Körbes

    Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Doutoranda em Tecnologia, área de concentração Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

    Noela Invernizzi

    Professora adjunta do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora colaboradora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)



Resumo

Neste artigo, analisamos as matérias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, no ano de 2005, sobre reprodução assistida (fertilização in vitro e outras técnicas). A análise é feita sob dois ângulos. Primeiramente, examinamos que informação é divulgada ao público sobre reprodução assistida, tendo como foco os direitos reprodutivos, o acesso público e privado às tecnologias de reprodução assistida, os interesses envolvidos e os riscos dessas tecnologias. Constatamos que não houve divulgação das leis que garantem acesso gratuito à reprodução assistida no Brasil, apesar da aprovação, naquele ano, da Política Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos. As reportagens enfatizam o caráter privado do acesso às tecnologias reprodutivas e confrontam interesses comerciais envolvidos. Destacam os avanços tecnológicos como benefícios universais, sem discutir como as desigualdades sociais afetam o acesso a essas tecnologias e tratamentos. Na escassa referência aos riscos relacionados com os procedimentos, destacam a gravidez múltipla, que afeta, paradoxalmente, os casais mais pobres. Em segundo lugar, indagamos que tipo de educação não-formal é desenvolvido através dos artigos do jornal sobre reprodução assistida. Os artigos examinados mostram, ao mesmo tempo, características de divulgação científica e do mais tradicional papel desenvolvido pela mídia como formadora de opinião.

Palavras-chave

divulgação científica,
formação de opinião,
educação não-formal,
reprodução assistida,
direitos reprodutivos

Download


Métricas

  • Visualizações - 19

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio