A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Dez anos da educação permanente como política de formação em saúde no Brasil: um estudo das teses e dissertações

  • Eluana Borges Leitão de Figueiredo
  • Mônica Villela Gouvêa
  • Elaine Antunes Cortez
  • Silvia Cristina Pereira dos Santos
  • Kyra Vianna Alóchio
  • Lauanna Malafaia da Silva Alves
  • Eluana Borges Leitão de Figueiredo

    Prefeitura de Resende, Secretaria Municipal de Saúde, Resende, Rio de Janeiro, Brasil.

    Mônica Villela Gouvêa

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Elaine Antunes Cortez

    Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Silvia Cristina Pereira dos Santos

    Prefeitura de Duque de Caxias, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

    Kyra Vianna Alóchio

    Universidade Estácio de Sá, Curso de Enfermagem, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil.

    Lauanna Malafaia da Silva Alves

    Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.



Resumo

O artigo teve como objetivo revelar a produção do conhecimento sobre educação permanente em saúde com base no levantamento de teses e dissertações brasileiras produzidas desde a publicação da primeira portaria relativa à Política Nacional de Educação Permanente, em 2004, até 2013. Foram pesquisadas informações sobre autoria, conteúdo e achados, avaliados em perspectiva bibliométrica. Constatou-se a predominância na autoria de mulheres com formação em enfermagem e serviço social e filiação institucional nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Verificou-se a concentração de estudos descritivo-exploratórios, abordagens qualitativas e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Na análise das referências bibliográficas, observaram-se três categorias: publicações do Ministério da Saúde, referências de autores diversos e referências relacionadas ao método. A pesquisa procurou reforçar a necessidade de inclusão da ‘educação permanente' como descritor e revelou concentração de estudos no campo das políticas de saúde, atenção básica e ensino.

Palavras-chave

educação permanente em saúde,
políticas públicas,
bibliometria

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