A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
fernandozhiminaicela/2460 images/pixabay

Impacto da Covid-19 em profissionais de enfermagem: revisão sistemática e meta-análise



Resumo

O trabalho de enfermagem possui uma demanda crescente, tornando-se extenuante especialmente durante a pandemia de Covid-19. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos profissionais de enfermagem por meio de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, incluindo estudos publicados em 2020 na Web of Science, PubMed e SciELO. Em relação à revisão sistemática, incluímos 25 estudos, com desenho transversal, de 12 países. Os participantes eram em sua maioria enfermeiras ou equipes de enfermagem. Impactos mentais como ansiedade, depressão, desânimo e sentimento de obrigação de trabalhar foram frequentemente relatados pelos participantes dos estudos. As meta-análises incluíram variáveis de sofrimento psicológico, e nenhuma associação foi encontrada entre sofrimento psíquico e o fato de ser um profissional de saúde de linha de frente (OR 0,94; IC 95% 0,33–,67). A saúde mental dos profissionais de enfermagem foi impactada negativamente pela pandemia de Covid-19. Os principais sintomas apresentados foram ansiedade, depressão e desânimo, e muitas enfermeiras se sentiram obrigadas a trabalhar na linha de frente do combate à pandemia; embora sofram impactos emocionais e sobrecarga de trabalho nos serviços de saúde.

Foto: fernandozhiminaicela/2460 images/pixabay

Palavras-chave

Covid-19,
coronavírus,
profissionais de saúde,
saúde mental

Download


Métricas

  • Visualizações - 1149

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)