A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Atenção básica no Amazonas: provimento, fixação e perfil profissional em contextos de difícil acesso

  • Rozenila da Silva Dolzane
  • Júlio Cesar Schweickardt
  • Rozenila da Silva Dolzane

    Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Manaus, Brasil.

    Júlio Cesar Schweickardt

    Fundação Oswaldo Cruz –Amazônia, Instituto Leônidas e Maria Deane, Manaus, Brasil.



Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o perfil de profissionais atuantes na atenção básica em municípios amazonenses e a relação com provimento e fixação nesses locais. Tratou-se de estudo analítico, descritivo, de natureza quantitativa, realizado de 2014 a 2016. Foram analisados dados de médicos, enfermeiros e odontólogos atuantes na atenção básica em vinte municípios do Amazonas, totalizando 397 profissionais. Profissionais de medicina menos se fixam, têm menos parentes, residência local e pertencem a outras localidades. Profissionais de enfermagem detêm mais especializações e funções gestoras. As regiões de saúde Juruá, Triângulo, Madeira e entorno de Manaus possuem menor quantidade de profissionais na atenção básica. Os municípios de Parintins, Itacoatiara e Tabatinga apresentam maior número populacional fora da capital e têm maior número de profissionais. Há tendência de os profissionais buscarem trabalho em capitais e cidades com maior oferta de serviços para desempenhar suas atividades em saúde. Por sua vez, municípios de difícil acesso enfrentam desafio maior para promover a fixação e o provimento de profissionais de saúde.

Palavras-chave

políticas de saúde pública,
profissionais de saúde,
atenção primária em saúde,
Amazônia

Download


Métricas

  • Visualizações - 66

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio