A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
Foto: Erotildes Leal

Domingos Sávio: homenagem ao gestor, intelectual e militante da reforma psiquiátrica brasileira



Resumo

"Domingos Sávio Alves, na vida pública foi gigante! Grande, como só podem ser os que são capazes de encarnar, em seu corpo, e durante toda uma vida, a luta que é de muitos, coletiva. Estoico, suportou sem fraquejar toda a fragilidade de seu corpo, porque soube se nutrir do sonho de um mundo mais justo e se fortalecer na labuta diária, pela construção de uma política e um cuidado em saúde mental pública e centrada nos usuários. Foi por duas vezes diretor da Colônia Juliano Moreira, importante cenário da Reforma Psiquiátrica. No período pós-constituição de 1988, foi coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, primeiro período da redemocratização brasileira, após ter sido preso na ditadura. Nessa função, que ocupou de 1991 a 1996, produziu os primeiros marcos institucionais pró-reforma psiquiátrica brasileira: a portaria 224, que criou o protótipo dos CAPS [centros de atenção psicossocial], e o projeto que embasou o futuro Programa De Volta para Casa. Seguiu, depois disso, generosamente – uma de suas características mais marcantes – orientando, acolhendo, junto dos companheiros de luta, por uma política de Saúde Mental inclusiva, da qual foi militante eterno. Foi desses homens raros que deixam saudades imensas entre muitos, mas exemplos ainda maiores, nosso consolo." (por Erotildes Leal)

A TES republica a entrevista concedida em um momento crítico para a saúde mental (2016) e valiosa em qualquer tempo, na qual Domingos aborda a complexidade das políticas da área, a necessidade de confrontar os movimentos regressivos e reforça um de seus traços pessoais, anuncia possibilidades e caminhos para a gestão, para a formação e para os movimentos sociais.

A entrevista foi conduzida pelo Grupo de Trabalho em Saúde Mental, do Laboratório de Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (GTSM/Laborat, EPSJV/Fiocruz) e publicada na TES, v. 14, n. 1, em 2016. Domingos Sávio faleceu em junho de 2023.

Foto: Erotildes Leal

Download


Métricas

  • Visualizações - 496

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2023 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>