A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalhar em rede: um desafio para as escolas técnicas do SUS

  • Renata Reis
  • Maria das Graças Dourado Cardoso Tonhá
  • Martha Pompeu Padoani
  • Renata Reis

    Coordenadora da Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS, Professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Mestre em Saúde Pública.

    Maria das Graças Dourado Cardoso Tonhá

    Representante das Escolas Técnicas do SUS na Comissão de Coordenação Geral da RET-SUS, Diretora da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

    Martha Pompeu Padoani

    Professora da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais.



Resumo

O presente relato narra a constituição da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), que congrega as denominadas Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) de 18 estados da federação. As ETSUS são escolas públicas voltadas para a área da saúde, em sua maioria, ligadas às Secretarias de Saúde dos estados e municípios, que têm como papel ordenar, orientar e participar da qualificação profissional nos diversos níveis, para suprir a necessidade de trabalhadores qualificados para o SUS e colaborar na consolidação das políticas públicas de saúde. Procura-se refletir, neste texto, sobre os desafios de trabalhar em rede, ou seja, na busca de integrar as ETSUS para promover uma troca de experiências, projetos, currículos, tecnologias e modelos de gestão, e na tentativa de transformar esforços isolados em movimentos articulados de colaboração e ajuda mútua.

Palavras-chave

redes colaborativas,
educação profissional em saúde,
educação permanente,
currículo integrado,
articulação ensino-serviço

Download


Métricas

  • Visualizações - 12

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio