A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O projeto "Cuidando do Cuidador": a experiência de educação permanente em saúde do Centro de Saúde Escola de Botucatu



Resumo

A experiência aqui relatada nasce de crises e tensões presentes no cotidiano de trabalho de um serviço de atenção primária à saúde. Surge, também, do esforço em transformar esse conflito em 'cuidado' dirigido ao conjunto da equipe. Para tanto, duas vivências que se estruturam para responder a tais desafios conformaram um projeto mais amplo de educação permanente em saúde, o "Cuidando do cuidador". Essa iniciativa buscou mobilizar e fazer circular valores e sentimentos que, usualmente, são pouco considerados em processos de educação no trabalho. Ao dar visibilidade a estas dimensões intersubjetivas, foi possível tornar presentes questões essenciais para pensar o papel de cuidador de que deve estar investido o profissional de saúde. Com o uso de recursos sociodramáticos em diferentes espaços do projeto, viabilizou-se, ainda, um movimento de sensibilização que se inicia no profissional e em sua identidade como pessoa, passa pelo reconhecimento do outro (colega de trabalho e paciente) e chega a um coletivo mais amplo, o institucional. O desenvolvimento do projeto ajudou a entender que a humanização de nossos serviços exige, igualmente, reconhecer que nós, cuidadores, também somos frágeis e humanos.

Palavras-chave

Educação permanente em saúde,
Humanização,
relaçãoProfissional de saúde-paciente,
Cuidado em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 660

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.