A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Atividades desenvolvidas por profissionais de núcleos de apoio à saúde da família: revisão da literatura

  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce
  • Carmen Fontes Teixeira
  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce

    Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Salvador, Bahia, Brasil.

    Carmen Fontes Teixeira

    Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Salvador, Bahia, Brasil.



Resumo

Este artigo tem como objetivos sintetizar as características da produção científica brasileira acerca das atividades desempenhadas pelos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, analisar o conteúdo destas atividades e identificar os aspectos facilitadores e dificultadores do processo de trabalho da equipe. Trata-se de uma revisão da literatura publicada no período de 2008 a 2015 nas bases eletrônicas SciELO e Lilacs. Os resultados evidenciam a predominância de estudos qualitativos que descrevem as atividades realizadas por profissionais específicos, especialmente o acolhimento, a assistência e a reabilitação, sendo menos expressivas as ações de promoção da saúde, prevenção, proteção e vigilância, planejamento, programação, controle, avaliação e gestão. As ações de capacitação e educação permanente são as menos discutidas. São aspectos facilitadores a proatividade e a boa relação interprofissional, e dificultadores a persistência do modelo biomédico no âmbito da Saúde da Família, as precárias condições de trabalho e a falta de apoio da gestão. Percebe-se uma tendência à reprodução da perspectiva assistencial hegemônica no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em detrimento de um processo de mudança orientado para a integralidade da atenção.

Palavras-chave

saúde da família,
atenção primária à saúde,
prática de saúde pública,
políticas públicas de saúde,
equipe de assistência ao paciente

Download


Métricas

  • Visualizações - 150

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio