A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Redução da renda familiar dos professores da educação básica de Minas Gerais na pandemia da Covid-19

  • Cássio de Almeida Lima
  • Ana Júlia Soares Oliveira
  • Wesley Miranda Lourenço de Freitas
  • Heráclito Henrique Santana Lopes
  • Guilherme Adriano dos Montes
  • Priscylla Guimarães Silva
  • Celina Aparecida Gonçalves Lima
  • Geraldo Alemandro Leite Filho
  • Ellen de Cássia Sousa Parrela
  • Desirée Sant’Ana Haikal
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito
  • Marise Fagundes Silveira
  • Cássio de Almeida Lima

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Montes Claros

    Ana Júlia Soares Oliveira

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Graduação em Medicina, Montes Claros

    Wesley Miranda Lourenço de Freitas

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Graduação em Medicina, Montes Claros

    Heráclito Henrique Santana Lopes

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Graduação em Engenharia Civil, Montes Claros

    Guilherme Adriano dos Montes

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Graduação em Engenharia Civil, Montes Claros

    Priscylla Guimarães Silva

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Graduação em Medicina, Montes Claros

    Celina Aparecida Gonçalves Lima

    4 Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Ciências Exatas, Montes Claros

    Geraldo Alemandro Leite Filho

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis, Montes Claros

    Ellen de Cássia Sousa Parrela

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estágios e Práticas Escolares, Montes Claros

    Desirée Sant’Ana Haikal

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Montes Claros

    Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, Montes Claros

    Marise Fagundes Silveira

    Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Ciências Exatas, Montes Claros



Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as características socioeconômicas e ocupacionais e condições de saúde autorrelatadas associadas à redução da renda dos professores da educação básica do estado de Minas Gerais durante a pandemia da Covid-19. Tratou-se de um inquérito epidemiológico do tipo websurveys. Participaram do estudo 15.641 professores, com respostas obtidas de agosto a setembro de 2020. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas, teste qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis e modelo múltiplo de regressão de Poisson, com variância robusta, para estimar a magnitude das associações. Os resultados evidenciaram que a redução na renda familiar afetou 40,9% dos docentes, principalmente da zona urbana. A redução na renda familiar durante a pandemia foi mais prevalente entre os docentes que viviam com o(a) companheiro(a), possuíam vínculo precário (contratado) com a escola, com tempo de trabalho na docência até vinte anos, que trabalhavam até dez horas/semana e entre professores com hipertensão, episódios de tristeza, ansiedade e dificuldade no sono.

Palavras-chave

professores escolares,
renda,
infecções por coronavírus,
Covid-19,
epidemiologia

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