A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Cuidado na atenção domiciliar: efeitos de uma intervenção educacional em saúde

  • Sofia Guerra
  • Ana Coelho de Albuquerque
  • Eronildo Felisberto
  • Pedro Marques
  • Sofia Guerra

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira , Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde, Recife , Brasil

    Ana Coelho de Albuquerque

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira , Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde, Recife , Brasil .

    Eronildo Felisberto

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira , Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde, Recife , Brasil

    Pedro Marques

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira , Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde, Recife , Brasil



Resumo

Os serviços de atenção domiciliar contribuem para a redução da sobrecarga hospitalar, desinstitucionalização, humanização e integralidade do cuidado. Portanto, o aperfeiçoamento profissional das equipes dos serviços de atenção domiciliar é extremamente relevante, uma vez que o trabalho desloca-se das instituições de saúde para a vida privada do usuário, necessitando de desprendimento das práticas tradicionais e compreensão das relações intradomiciliares. Nesse sentido, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em Recife, Pernambuco, no período de dezembro de 2018 a abril de 2019, que objetivou compreender como diversos sujeitos (n = 14) percebem e interpretam os efeitos de um treinamento ofertado às equipes dos serviços de atenção domiciliar da cidade, utilizando elementos conceituais descritos por Abbad acerca da avaliação de treinamentos. Os achados demonstram que houve uma percepção positiva dos sujeitos sobre os efeitos do treinamento, mas também indicam que houve poucas mudanças nos serviços, principalmente devido à ausência de multiplicação dos conhecimentos adquiridos para os profissionais que não foram capacitados e à insuficiência de suporte psicossocial à aplicação prática dos conteúdos. As questões levantadas neste estudo demonstram a complexidade da atenção domiciliar no Brasil e a necessidade de formulação de estratégias educacionais e organizacionais que potencializem o cuidado dentro do domicílio.

Palavras-chave

assistência domiciliar,
capacitação de recursos humanos em saúde,
efetividade,
avaliação em saúde

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