A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A gestão do cuidado em uma unidade básica de saúde no contexto da pandemia de Covid-19

  • Wagner Ramedlav de Santana Silva
  • Petra Oliveira Duarte
  • Dara Andrade Felipe
  • Fabiana de Oliveira Silva Sousa
  • Wagner Ramedlav de Santana Silva

    Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão

    Petra Oliveira Duarte

    Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão

    Dara Andrade Felipe

    Secretaria Estadual de Saúde, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Recife, Brasil

    Fabiana de Oliveira Silva Sousa

    Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão



Resumo

A proximidade da Atenção Primária à Saúde dos territórios onde vivem as pessoas a torna estratégica no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nesta pesquisa, analisou-se a gestão do cuidado em uma unidade básica de saúde no contexto da Covid-19 em um município da Zona da Mata de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada de agosto a novembro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas com sete profissionais de saúde. Os dados foram analisados com o uso da técnica da análise de conteúdo. Definiram-se três categorias terminais: organização do processo de trabalho, envolvendo o cancelamento de atividades grupais e a marcação de consultas, bem como o repensar do acolhimento e a educação permanente; tecnologias utilizadas, com predomínio de tecnologias leves para a reorganização do cuidado; e maiores dificuldades para a gestão do cuidado, em que se abordou desde o problema das ake news até a escassez de equipamentos de proteção individual. É necessário investir no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde com ênfase na utilização de ferramentas de gestão do cuidado como acolhimento, educação em saúde, educação permanente e tecnologias digitais com a finalidade de ampliar sua resolutividade em cenários de crise como a pandemia pela Covid-19.

Palavras-chave

Covid-19,
cuidados primários à saúde,
continuidade da assistência ao paciente,
integralidade

Download


Métricas

  • Visualizações - 129

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2021 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)