A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Saúde, educação, cidadania e participação: a experiência do Proformar

  • Grácia Maria de Miranda Gondim
  • Maurício Monken
  • Grácia Maria de Miranda Gondim

    Coordenadora Geral do Proformar. Arquiteta Sanitarista; Doutoranda em Epidemiologia Espacial; Mestre em Saneamento Ambiental; Especialista em Arquitetura Hospitalar, Saúde Pública e Engenharia Sanitária. Professora Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-Fiocruz

    Maurício Monken

    Coordenador técnico-pedagógico do Proformar. Geógrafo; Doutorando em Saúde Pública; Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Coordenador do Laboratório de Tecnologia Educacional e do Curso de Desenvolvimento Profissional em Vigilância em Saúde e Meio Ambiente da EPSJV/Fiocruz.



Resumo

Objetiva-se, aqui, apresentar a experiência do Programa de Formação de Agentes Locais em Vigilância em Saúde (Proformar), com suas bases teóricas, metodológicas e operacionais. O Proformar é uma proposta pedagógica que conjuga a modalidade de educação presencial com a educação à distância, como estratégia metodológica para realizar um processo de ensino e aprendizagem de massa. O programa tem como meta requalificar, em todo o território nacional, os 26.660 antigos guardas de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - que desenvolvem atividades de campo no controle de doenças e em epidemiologia - , assim como outros 42.000 profissionais, em convênios com estados e municípios. Tomamos como referência os marcos históricos da Reforma Sanitária, no campo da saúde, e a Lei de Diretrizes e Bases, na educação, para explicitar as opções conceituais e didático-pedagógicas na formulação do programa pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Por fim, refletimos sobre os processos de descentralização e municipalização como estratégias fundamentais para consolidação, em dimensão nacional, do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando a necessidade de diferenciá-los em seus fins e suas intencionalidades.

Palavras-chave

formação profissional em saúde,
vigilância da saúde,
educação à distância,
descentralização,
municipalização

Download


Métricas

  • Visualizações - 29

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)