A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Vida, saúde e trabalho: dialogando sobre qualidade de vida no trabalho em um cenário de precarização



Resumo

Com este artigo, pretendemos dialogar com o texto elaborado por Padilha, base para o debate neste número da revista, tendo como desafio discutir algumas das questões que emergem do artigo em foco. Neste mesmo movimento, aproveitamos para assinalar algumas de nossas posições a respeito. Iniciamos colocando em pauta a urgência de uma perspectiva crítica e afirmativa da potência da vida frente aos impedimentos e constrangimentos tão frequentes e poderosos (como o processo de precarização do trabalho em curso), tema de nosso segundo tópico. Concluindo o diálogo, colocamos sinteticamente em foco o processo de emergência da questão da 'Qualidade de Vida' e posteriormente a da chamada 'Qualidade de Vida no Trabalho', concluindo por discutir do que se trata.

Palavras-chave

Trabalho,
Capitalismo,
Precarização,
QVT,
Ergologia

Download


Métricas

  • Visualizações - 34

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio