A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde



Resumo

O objetivo do estudo foi conhecer as mudanças ocorridas no processo de trabalho decorrentes da educação permanente em saúde. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os entrevistados foram enfermeiros atuantes em serviços de saúde correspondentes a cinco unidades básicas de saúde e cinco hospitais de dez cidades do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2011 e 2012. Os resultados indicaram que o conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação à educação permanente era limitado e, de maneira geral, desconheciam-se as formas de avaliação das ações educativas. Conclui-se que a educação no trabalho, no segmento pesquisado, era desenvolvida de forma compartimentada, pontual e assistemática, e que a avaliação das ações educativas não contribuía para o aperfeiçoamento do processo educativo.

Palavras-chave

enfermagem,
educação permanente em saúde,
avaliação,
processo de trabalho

Download


Métricas

  • Visualizações - 10

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)