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As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem

  • Ana Lúcia Marran
  • Paulo Gomes Lima
  • Maria Helena Salgado Bagnato
  • Ana Lúcia Marran

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourado

    Paulo Gomes Lima

    Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Maria Helena Salgado Bagnato

    Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campina



Resumo

O artigo discute as políticas de educação e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem, a influência da reestruturação produtiva e da reforma do Estado capitalista no ensino superior brasileiro. Por se tratar de um estudo reflexivo, buscou-se como referencial de discussão a literatura da área, bem como os norteamentos trazidos pelas legislações do estágio curricular supervisionado e do ensino de enfermagem. No processo histórico da profissão do enfermeiro, destacam-se o cuidado com a prática profissional e os modos possíveis de apropriação da identidade desse profissional. Assim, o estágio é visto como parte indispensável no seu processo de formação; por meio dele podem-se desenvolver habilidades e competências próprias do enfermeiro. O estágio curricular supervisionado não deve ser visto somente como uma exigência do mundo capitalista, pois é possível formar um enfermeiro capaz de refletir sobre suas condições materiais de existência utilizando a prática reflexiva na articulação entre ensino e serviço

Palavras-chave

Estágio curricular,
Enfermagem,
Políticas de educação

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