A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Entrevista: Lucie Tanguy



Resumo

Lucie Tanguy é socióloga e diretora de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), Laboratório "Trabalho e Mobilidades" (Universidade Paris X - Nanterre). Há mais de vinte anos, estuda as relações entre Educação e Trabalho, dedicando-se à análise das políticas e das instituições de formação, dos grupos profissionais, das qualificações e das competências. Atualmente, dirige, no CNRS, o programa europeu "Educação e Formação na Europa". No Brasil, inúmeros livros e artigos de sua autoria vêm sendo publicados e sua produção acadêmica tem servido de referência para os debates em torno da educação profissional. Na presente entrevista, concedida às editoras da revista Trabalho, Educação e Saúde1 em visita à Escola Politécnica ocorrida em julho do corrente ano, a autora trata de questões fundamentais aos debates sobre a formação profissional, inclusive no campo da saúde, a saber: a capacitação como categoria política, o papel da escola na formação profissional, a noção de competência, as possibilidades de sua apropriação pelos trabalhadores e a discussão recente sobre educação profissional no contexto francês.

Download


Métricas

  • Visualizações - 21

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio