A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Condições de trabalho e renormalizações nas atividades das enfermeiras na saúde da família

  • Judite Hennemann Bertoncini
  • Denise Elvira Pires de Pires
  • Magda Duarte dos Anjos Scherer
  • Judite Hennemann Bertoncini

    Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Denise Elvira Pires de Pires

    Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado pela University of Amsterdam

    Magda Duarte dos Anjos Scherer

    Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)



Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência das condições de trabalho nas atividades das enfermeiras na Saúde da Família e nas renormalizações que produzem. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um município do sul do Brasil, envolvendo uma amostra intencional de dez enfermeiras. Utilizou-se triangulação metodológica com dados colhidos através de estudo documental, observação e entrevistas de autoconfrontação. Para tratamento e análise dos dados, usaram-se recursos do software Atlasti 5 e os fundamentos do materialismo histórico dialético e da ergologia. Os resultados mostraram que condições de trabalho inadequadas, como força de trabalho insuficiente e precariedade dos instrumentos de trabalho, contrariam ou impedem o alcance dos objetivos de promoção da saúde e integralidade prescritos pela Saúde da Família. Conclui-se que, nessas condições, as enfermeiras renormalizam suas atividades com base nos valores de direito à saúde, acesso e integralidade, acarretando sobrecarga de trabalho.

Palavras-chave

Saúde da Família,
condições de trabalho,
papel do profissional de enfermagem,
gestão em saúde,
ergologia

Download


Métricas

  • Visualizações - 36

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)