A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro

  • Fátima Raquel Rosado Morais
  • Graciella Madalena Lucena Jales
  • Maria Jaqueline Carlos da Silva
  • Sâmara Fontes Fernandes
  • Fátima Raquel Rosado Morais

    Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

    Graciella Madalena Lucena Jales

    Aluna não-bolsista do PET-Saúde. Graduanda da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN)

    Maria Jaqueline Carlos da Silva

    Aluna bolsista do PET-Saúde. Graduanda da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN)

    Sâmara Fontes Fernandes

    Aluna não-bolsista do PET-Saúde. Graduanda da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN



Resumo

O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia associada ao Pró-Saúde que preconiza ações para a transformação da formação profissional em saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. Neste trabalho, objetiva-se relatar, com base nas vivências dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o papel do PET-Saúde no processo de formação do enfermeiro. As ações desenvolvidas, dinâmicas como bricolagem, atividades em grupo, dramatizações, vídeos, músicas, entre outras, articulavam ensino, pesquisa e extensão e estimularam a reflexão da formação do enfermeiro, provocando um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. Por sua vez, as interações estabelecidas estimularam a troca de conhecimentos, a interdisciplinaridade e a postura crítica e reflexiva dos mediadores desse processo. Essas práticas contribuíram para uma formação diferenciada dos futuros enfermeiros, uma vez que enfatizavam os princípios do Sistema Único de Saúde e as necessidades da população. Estratégias como essas devem ser estimuladas e potencializadas, na perspectiva de contribuir para a formação e as práticas em saúde, tornando os trabalhadores conscientes e engajados com as necessidades cotidianas da saúde da população.

Palavras-chave

PET-Saúde,
formação profissional,
enfermagem

Download


Métricas

  • Visualizações - 1319

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio