A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Singularidades no processo de trabalho entre técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas

  • Eunice Assad Galvêas
  • Adauto Emmerich Oliveira
  • Carolina Dutra Degli Esposti
  • Edson Theodoro dos Santos Neto
  • Eunice Assad Galvêas

    Prefeitura Municipal de Vila Velha, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

    Adauto Emmerich Oliveira

    Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina Social, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

    Carolina Dutra Degli Esposti

    Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Vitória, Espírito Santo, Brasil

    Edson Theodoro dos Santos Neto

    Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina Social, Vitória, Espírito Santo, Brasil.



Resumo

Objetivou-se neste estudo compreender a relação entre técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas no trabalho e os fatores que podem favorecer ou dificultar essa relação. Para análise da percepção dos técnicos em saúde bucal sobre os possíveis encontros e desencontros da relação no trabalho com os cirurgiões-dentistas, realizou-se um grupo focal com oito desses trabalhadores do Sistema Único de Saúde de municípios da Grande Vitória, Espírito Santo. A análise de conteúdo temática revelou três categorias: Perfil e mercado de trabalho; Condições de trabalho e infraestrutura; e Formação profissional, processo de trabalho e relação interpessoal. A complexidade do trabalho foi evidenciada, dentro do campo de interesses, poder e resistências, envolvendo tanto os técnicos quanto os cirurgiões-dentistas numa matriz geradora de comportamentos. Também existe forte influência do sistema de formação desses trabalhadores, da infraestrutura e das condições de trabalho e do perfil profissional no processo de trabalho da equipe em saúde bucal. Vislumbrou-se na comunicação a mediação, construindo novos encontros. Considera-se que muitos são os entraves para a relação entre técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas no trabalho, e vislumbra-se na comunicação a mediação, construindo novos encontros e representando alternativas para profanação do instituído, com superação dos desafios nas relações de poder.

Palavras-chave

pessoal técnico de saúde,
odontologia em saúde pública,
relações interprofissionais,
recursos humanos em odontologia

Download


Métricas

  • Visualizações - 21

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)