A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação em saúde no pré-natal a partir do referencial teórico de Paulo Freire

  • Daniely Quintão Fagundes
  • Adauto Emmerich Oliveira
  • Daniely Quintão Fagundes

    Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Adauto Emmerich Oliveira

    Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Biomédico, Departamento de Medicina Social, Vitória, Espírito Santo, Brasil.



Resumo

Neste artigo, discutiu-se o processo de construção de uma proposta de educação em saúde para o pré-natal por gestantes e profissionais de saúde com base no referencial teórico de Paulo Freire. Foi realizado um estudo qualitativo apoiado na metodologia da pesquisa-ação em uma unidade básica de saúde do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 2014. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com a gravação em áudio dos encontros. A análise do material ocorreu simultaneamente, e em cada reunião os resultados parciais eram submetidos à avaliação dos participantes, que novamente discutiam e refletiam sobre as conclusões obtidas. Tais avaliações possibilitaram a elaboração de um relatório final do processo com a proposição de ações de transformação da realidade. Os resultados mostraram que profissionais de saúde e gestantes contribuíam diferentemente e complementarmente na escolha de temas para a educação no pré-natal, evidenciando a importância da interação entre servidores e usuários na construção de projetos educativos fundamentados no diálogo. Também foram evidenciados problemas organizacionais e estruturais nos serviços de saúde que dificultavam a realização das atividades, tornando necessárias reflexões-ações que envolvam gestores e administradores do Sistema Único de Saúde, a fim de que a educação se torne uma prioridade.

Palavras-chave

educação em saúde,
cuidado pré-natal,
pesquisa qualitativa

Download


Métricas

  • Visualizações - 26

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)