A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O ensino de farmácia no Sul do Brasil: preparando farmacêuticos para o Sistema Único de Saúde?

  • Bruna Ruzza Monteguti
  • Eliana Elisabeth Diehl
  • Bruna Ruzza Monteguti

    Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diretoria de Logística, Gerência de Bens Regulares, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

    Eliana Elisabeth Diehl

    Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Ciências Farmacêuticas e Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Programa em Rede, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.



Resumo

O processo de formação em saúde enfrenta o desafio da transformação e está sendo direcionado para o atendimento das necessidades do Sistema Único de Saúde. Este artigo analisa a apropriação das diretrizes curriculares nacionais por cursos de graduação em Farmácia com foco na formação direcionada à assistência farmacêutica, além da participação docente e discente nas práticas de aproximação entre ensino e realidade de atuação no Sistema Único de Saúde. Foram realizadas análise documental das matrizes curriculares e projetos político-pedagógicos dos cursos de Farmácia de instituições de ensino superior públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como entrevista semiestruturada com estudantes e professores de cursos de Santa Catarina. A adoção das diretrizes curriculares nacionais ocorreu em momentos diferentes a partir de 2002, e as bases teóricas, evidenciadas pela oferta de disciplinas, também se mostraram bastante desiguais entre os cursos. O estágio foi a estratégia mais comum para a aproximação entre ensino e serviço; nos cursos com o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, observou-se melhor compreensão do Sistema Único de Saúde por parte dos estudantes. O estudo indica a necessidade de se repensar criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e de que forma vêm sendo implementadas pelos cursos de Farmácia.

Palavras-chave

diretrizes curriculares nacionais,
ensino farmacêutico,
assistência farmacêutica,
Sistema Único de Saúde

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