A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O método fenomenológico nas pesquisas em saúde no Brasil: uma análise de produção científica

  • Rosilda Verissimo Silva
  • Walter Ferreira de Oliveira
  • Rosilda Verissimo Silva

    Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

    Walter Ferreira de Oliveira

    Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Pública, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.



Resumo

A fenomenologia como modelo investigativo mostra-se como possibilidade de aproximação entre os profissionais de saúde e usuários do sistema de cuidado à saúde. Este estudo visa contribuir no processo de apropriação filosófica desse enfoque nas investigações nessa área. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a produção periódica científica relacionada à temática, identificando os fenômenos avaliados nesses estudos, as perspectivas teóricas fenomenológicas abordadas, bem como os campos de procedência dos artigos encontrados no período de 2010 a 2014. Os dados foram coletados entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 nas bases da Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde e Portal de Periódicos Capes. Nos 17 textos selecionados, destaca-se a área da Enfermagem, que adota essa metodologia; Alfred Schutz predomina como orientação filosófica, seguido por Heidegger. Foram estudados temas relacionados com a mulher em 12 dos trabalhos. A maioria dos estudos não teceu reflexões sobre a pesquisa fenomenológica, atendo-se à escuta das narrativas e descrição fenomênica desvelada com uso de tematizações. As publicações nacionais são escassas e ainda não orientam suficientemente para a produção da investigação das essências.

Palavras-chave

hermenêutica,
metodologia,
pesquisa qualitativa,
filosofia

Download


Métricas

  • Visualizações - 175

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)