A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação e saúde na escola e a contrarreforma do ensino médio: resistir para não retroceder

  • Daniel Nunes Miranda
  • Claudia March
  • Lilian Koifman
  • Daniel Nunes Miranda

    Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Claudia March

    Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Lilian Koifman

    Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.



Resumo

O artigo analisa o impacto das mudanças em curso, com base na aprovação da lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, na formação dos jovens, em particular na abordagem da saúde na escola. Debatemos como as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, introduzidas pela referida lei, poderão afetar a educação em saúde no ambiente escolar, retomando o debate sobre a educação em saúde na escola, a proposição da saúde como tema transversal e a abordagem da saúde nos livros didáticos. A contrarreforma do ensino médio significará, na prática, a flexibilização ou a supressão de conteúdos anteriormente obrigatórios a partir da instauração de itinerários formativos e arranjos curriculares com potencial para subtrair o debate do campo das ciências sociais e humanas, das quais comumente têm-se a expectativa de contribuir para a superação das concepções e práticas estritamente biomédicas do processo saúde-doença. Consideramos que profissionais de saúde, professores, pesquisadores e estudantes devam ampliar esse debate e participar efetivamente da luta pela reversão da contrarreforma tal como aprovada.

Palavras-chave

ensino médio,
reforma do estado,
currículo,
educação em saúde

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