A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde

  • Silvana Lima Vieira
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva
  • Rosana Maria de Oliveira Silva
  • Simone Coelho Amestoy
  • Silvana Lima Vieira

    Universidade do Estado da Bahia - Campus I, Departamento de Ciências da Vida , Salvador , Bahia , Brasil

    Gilberto Tadeu Reis da Silva

    Universidade Federal da Bahia , Escola de Enfermagem , Salvador , Bahia , Brasil .

    Rosana Maria de Oliveira Silva

    Universidade Federal da Bahia , Escola de Enfermagem , Salvador , Bahia , Brasil .

    Simone Coelho Amestoy

    Universidade Federal do Vale do São Francisco , Petrolina , Pernambuco , Brasil .



Resumo

O objetivo foi analisar o diálogo no agir-aprendente do educando e no agir-educativo das educadoras no movimento ensino-aprendizagem em um curso técnico de nível médio em enfermagem promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde, para comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, ancorado no referencial de Paulo Freire. Participaram doze educandos e cinco educadoras, com os dados coletados entre dezembro de 2014 e setembro de 2015 por meio de entrevista semiestruturada, observações registradas em diário de campo e análise documental. O diálogo no uso de metodologias inovadoras e problematizadoras proporcionou a construção e estreitamento de vínculos, contextualização do conteúdo teórico com base no território e na leitura de mundo dos educandos em busca de uma relação dialógica. O potencial formativo embasado no pensamento freireano orientou a reflexão e prática fundamentada no diálogo que contribuiu para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que o diálogo proporcionou uma relação de proximidade entre educadores e educandos, revelando-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica sensível e crítica que permeou e constituiu o movimento ensino-aprendizagem para educandos em contexto de vulnerabilidade social.

Palavras-chave

movimento ensino-aprendizagem,
educação profissionalizante,
enfermagem,
diálogo,
vulnerabilidade social

Download


Métricas

  • Visualizações - 57

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio