A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19

  • Michelle Fernandez
  • Gabriela Lotta
  • Marcela Corrêa
  • Michelle Fernandez

    Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília

    Gabriela Lotta

    2 Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Fundação Getulio Vargas, São Paulo

    Marcela Corrêa

    Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Fundação Getulio Vargas, São Paulo



Resumo

As fragilidades da Atenção Primária à Saúde podem ser reconhecidas por meio da análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde. Uma vez que a situação enfrentada por essas profissionais representa desafios estruturais do sistema de saúde, este artigo tem como objetivo analisar a situação das profissionais em questão no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil. Analisamos seus desafios com base nos dados coletados em um inquérito online e em netnografia. Para a realização da análise dos dados, optamos pela análise de conteúdo, inspirada na grounded-theory. Observamos três dimensões que representam como as agentes comunitárias de saúde experienciam a pandemia: mudanças nas práticas de trabalho, bem como nas interações entre trabalhadores e usuários e a expectativa do futuro no trabalho pós-pandemia. As análises mostram que para resguardar essas profissionais e garantir o funcionamento da Atenção Primária à Saúde é necessário contar com novas estratégias para viabilizar as dinâmicas locais de trabalho.

Palavras-chave

atenção primária à saúde,
agentes comunitários de saúde,
Covid-19

Download


Métricas

  • Visualizações - 117

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.