A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Entrevista: Helena Hirata



Resumo

Socióloga e pesquisadora do GEDISST (Groupe d'Etudes sur la Division Sociale et Sexuelle du Travail) no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), na França, Helena Hirata tem se dedicado nos últimos anos à análise dos efeitos do processo social de mundialização nos sistemas de produção, na organização do trabalho e nas relações de trabalho. Neste sentido, temas candentes para a sociedade brasileira e a produção acadêmica nacional têm se destacado em sua produção mais recente, a exemplo da investigação sobre a intensificação da vulnerabilidade das relações de trabalho, a polarização entre trabalho produtivo e trabalho improdutivo, as relações entre desemprego e subemprego e a reorganização produtiva e organizacional. Este conjunto de temas, caros à sociologia do trabalho, são revisitados sob a perspectiva dos estudos de gênero e da problematização das relações de gênero. Nesta entrevista, ela discorre sobre a sexualização dos objetos da sociologia do trabalho, as relações de poder, a divisão social de trabalho e as relações de gênero no mundo ocidental, além de tecer considerações acerca do lugar do trabalho na construção da identidade de gênero feminina.

Download


Métricas

  • Visualizações - 56

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)