A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Espiritualidade e saúde: uma experiência na graduação em medicina e enfermagem

  • Valdir Reginato
  • Maria Auxiliadora Craice De Benedetto
  • Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Valdir Reginato

    Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde, São Paulo, SP, Brasil.

    Maria Auxiliadora Craice De Benedetto

    Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde, São Paulo, SP, Brasil.

    Dante Marcello Claramonte Gallian

    Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde, São Paulo, SP, Brasil.



Resumo

Pesquisas demonstram que, ainda hoje, a espiritualidade representa um aspecto importante na vida humana. As conquistas do modelo biomecânico de ensino e prática da medicina não conseguiram ofuscar o papel que a espiritualidade ocupa no processo saúde-doença. Seguindo uma tendência que ocorre em escolas médicas de todo o mundo, os autores introduziram, na Universidade Federal de São Paulo, a disciplina eletiva – Espiritualidade e Medicina – dirigida a estudantes de medicina e enfermagem com o objetivo de promover o reconhecimento da dimensão espiritual do paciente e, consequentemente, um atendimento mais humanizado. Após quatro anos de curso, procedeu-se a um estudo qualitativo para determinar o perfil dos estudantes que escolheram a disciplina eletiva, sua percepção em relação ao tema espiritualidade e saúde e a importância atribuída ao curso no que concerne à sua formação pessoal, profissional e humanística. Os textos produzidos pelos alunos durante o curso constituíram a principal fonte de dados. A interpretação dos dados foi realizada por meio de um enfoque da fenomenologia hermenêutica e evidenciou os seguintes temas: busca de sentido da vida; independência entre concepções acerca de Deus e espiritualidade e a importância atribuída à disciplina; espiritualidade e humanização; e espiritualidade, cuidado de si e autoconhecimento.

Palavras-chave

espiritualidade e saúde,
educação em saúde,
humanização

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