A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Estudantes, docentes e profissionais na atenção básica: coexistência segundo a fenomenologia Heideggeriana

  • Lucimar Aparecida Britto Codato
  • Mara Lúcia Garanhani
  • Alberto Durán González
  • Maria de Fátima Prado Fernandes
  • Lucimar Aparecida Britto Codato

    Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, Londrina, Paraná, Brasil.

    Mara Lúcia Garanhani

    Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

    Alberto Durán González

    Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Saúde Coletiva, Londrina, Paraná, Brasil.

    Maria de Fátima Prado Fernandes

    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Orientação Profissional, São Paulo, São Paulo.



Resumo

O estudo buscou compreender a coexistência entre estudantes, docentes e profissionais em unidades básicas de saúde. Tratou-se de pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica hermenêutica, apoiada no referencial teórico filosófico de Martin Heidegger, realizada com estudantes, profissionais da rede de serviços e docentes que acompanham estudantes em atividades realizadas em unidades básicas de saúde da região metropolitana de um município de grande porte do sul do Brasil. A coleta dos dados aconteceu entre os meses de novembro de 2013 e março de 2015, por meio de entrevistas gravadas e orientadas por um roteiro de questões. Os participantes foram selecionados intencionalmente, totalizando 23 entrevistados. A coexistência entre estudantes, docentes e profissionais na unidade básica de saúde mostrou-se permeada por diferentes modos de ser. Nela desvelaram-se conflitos ligados à linguagem, mais precisamente na verbalização e na escuta. Essa relação foi reconhecida como importante para o ensino-aprendizagem e para reflexões sobre adequações no processo de trabalho.

Palavras-chave

educação superior,
atenção primária à saúde,
serviços de integração docente-assistencial,
estágios,
pesquisa qualitativa

Download


Métricas

  • Visualizações - 81

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)