A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas

  • Lucimara Aparecida Faustino Custódio
  • Camila Mugnai Vieira
  • Ieda Francischetti
  • Lucimara Aparecida Faustino Custódio

    Faculdade de Medicina de Marília, Programa de Mestrado Profissional “Ensino em Saúde”, Marília, Brasil

    Camila Mugnai Vieira

    Faculdade de Medicina de Marília, Disciplina de Psicologia, Marília, Brasil.

    Ieda Francischetti

    Faculdade de Medicina de Marília, Núcleo de Clínica Médica, Marília, Brasil.



Resumo

Este estudo caracteriza a dimensão social nos contextos representados nas situações-problema em um curso médico estadual paulista que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problema. Foram analisadas 69 situações-problema, disparadoras do processo de aprendizagem da primeira à quarta série e seus respectivos guias de tutor. Para a leitura do material, utilizou-se o Roteiro de Análise de Dimensão Social, elaborado pelas pesquisadoras com base em documentos e literatura relacionados. Para análise, adotou-se o método de análise textual discursiva. A comparação entre os objetivos de aprendizagem apresentados nas situações-problema e nos guias evidenciou discordâncias e dicotomias. A caracterização dos contextos explorados não retratou o território real: equipamentos sociais foram pouco abordados, já as áreas de competência do cuidado individual, coletivo e gestão deram ênfase satisfatória às políticas públicas. As análises de áreas de riscos, diversidades e grupos vulneráveis foram superficiais e a intersetorialidade foi pouco acionada. Espera-se, com estes resultados, suscitar reflexões acerca da construção de situações-problema na aprendizagem baseada em problemas, pois o aprofundamento na descrição, como a ampliação de sua abordagem, poderá favorecer a articulação teórico-prática, o aprendizado ampliado e a formação médica voltada ao cuidado integral.

Palavras-chave

educação médica,
currículo,
aprendizagem baseada em problemas,
determinantes sociais da saúde,
condições de vida

Download


Métricas

  • Visualizações - 66

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio