A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
Freepik

Abordagens metodológicas no ensino de farmacologia na graduação em medicina: uma revisão integrativa



Resumo

Buscou-se evidenciar, na literatura científica, as discussões acerca dos métodos de ensino da farmacologia no curso de medicina. Trata-se de uma revisão integrativa que seguiu as seguintes etapas: elaboração da pergunta norteadora, busca na literatura científica, coleta dos dados, análise crítica dos estudos selecionados, interpretação dos resultados e apresentação da síntese final, utilizando as bases de dados Medline, SciELO e LILACS. Selecionaram-se 44 artigos, cujos métodos de ensino foram organizados em três categorias: métodos baseados na abordagem centrada no aluno ou metodologias ativas; métodos baseados em tecnologias e recursos digitais; e métodos interativos e lúdicos. Parte desses métodos foi testada quanto à sua eficácia no processo de aprendizagem e na aceitação por professores e alunos. A maioria dos métodos apresentou resultados superiores nos exames teóricos em comparação aos tradicionais, além de vantagens no processo de aquisição e fixação do conhecimento a médio e longo prazos. Os níveis de aceitação também foram elevados, sendo apontados tanto pelos discentes quanto pelo corpo docente como metodologias mais dinâmicas. Considera-se que os achados deste estudo podem contribuir para que o corpo docente das escolas médicas reflita sobre a adoção dessas metodologias em suas práticas pedagógicas cotidianas.

Imagem: Freepik

Palavras-chave

Métodos de ensino,
Farmacologia,
Educação Médica

Download


Métricas

  • Visualizações - 0

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2025 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.