A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo

  • Clecí Körbes
  • Noela Invernizzi
  • Clecí Körbes

    Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Doutoranda em Tecnologia, área de concentração Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

    Noela Invernizzi

    Professora adjunta do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora colaboradora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)



Resumo

Neste artigo, analisamos as matérias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, no ano de 2005, sobre reprodução assistida (fertilização in vitro e outras técnicas). A análise é feita sob dois ângulos. Primeiramente, examinamos que informação é divulgada ao público sobre reprodução assistida, tendo como foco os direitos reprodutivos, o acesso público e privado às tecnologias de reprodução assistida, os interesses envolvidos e os riscos dessas tecnologias. Constatamos que não houve divulgação das leis que garantem acesso gratuito à reprodução assistida no Brasil, apesar da aprovação, naquele ano, da Política Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos. As reportagens enfatizam o caráter privado do acesso às tecnologias reprodutivas e confrontam interesses comerciais envolvidos. Destacam os avanços tecnológicos como benefícios universais, sem discutir como as desigualdades sociais afetam o acesso a essas tecnologias e tratamentos. Na escassa referência aos riscos relacionados com os procedimentos, destacam a gravidez múltipla, que afeta, paradoxalmente, os casais mais pobres. Em segundo lugar, indagamos que tipo de educação não-formal é desenvolvido através dos artigos do jornal sobre reprodução assistida. Os artigos examinados mostram, ao mesmo tempo, características de divulgação científica e do mais tradicional papel desenvolvido pela mídia como formadora de opinião.

Palavras-chave

divulgação científica,
formação de opinião,
educação não-formal,
reprodução assistida,
direitos reprodutivos

Download


Métricas

  • Visualizações - 581

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

<< < 63 64 65 66 67 68 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.